Bataguassu-Saúde
Após quase 5 meses da primeira confirmação, Bataguassu zera casos ativos de Covid-19
Até nesta terça-feira, dia 15, setembro teve a confirmação de apenas 22 casos positivos. Uma média diária de 1,4.
16 SET 2020
Por Cenário MS
06:15

Bataguassu não possui casos ativos de Covid-19 - Foto: Divulgação
Bataguassu zerou os casos ativos de Covid-19 no muncípio. Ou seja, segundo boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (15), não há moradores de Bataguassu com potencial para trasmitir o vírus.

A cidade que registrou até o momento 759 casos positivos, chegou hoje a 753 pessoas curadas da doença. A diferença entre os positivos e curados são os 6 óbitos registrados nos cinco meses de pandemia no município.

Segundo o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), o bom resultado ainda não significa que Bataguassu venceu o coronavírus " Não vencemos a doença, mas estamos no caminho certo. O virus está controlado no nosso muncípio e assim queremos manter " comentou

O município ainda aguarda o resultado de 17 pessoas que constam no boletim como suspeitos. A Secretaria de Saúde também monitora outras 43 pessoas com sindromes gripais que estão em isolamento domiciliar.

Cronologia da pandemia

O primeiro caso em Bataguassu de Covid-19 surgiu no dia 19 de abril, um mês depois do inicio das medidas restritivas. No inicio, o contágio foi aumentando de forma lenta. Em Abril foram apenas dois casos, registrados nos dia 19 e 22. O terceiro caso foi confirmado somente no dia 11 de maio, mês que teve mais 8 casos.
 
Em junho foram 30 casos. No mesmo período Bataguassu começou a registrar, os primeiros casos de transmissão comunitária, mas foi em julho que a doença ganhou maiores proporções no município.
 
No dia 1º de julho, Bataguassu tinha 43 casos positivos confirmados. Já no dia 31 eram 638 casos, 595 só no mês de julho. A maioria do surgimento dos casos foi devido duas testagens em massa realizadas com trabalhadores do frigorífico Marfrig, que atendia a uma determinação que consta do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a empresa. 

O mês de agosto registrou 102 casos. Na média, agosto ficou com 3,2 casos por dia, bem abaixo dos 19,8 do mês de julho.

Até nesta terça-feira, dia 15, setembro teve a confirmação de apenas 22 casos positivos. Uma média diária de 1,4. 



facebook googleplus pinterest twitter