Operação Policial
PCC planejava sequestrar autoridades para resgatar líderes de presídios e PF faz operação em MS
Os investigados aproveitavam os atendimentos e as visitas em parlatório, usando códigos para a comunicação.
10 AGO 2022
Por folha de São Gabriel
08:00

Foi deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (10), a operação Anjos da Guarda, contra plano de resgate de líderes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). São cumpridos mandados em Mato Grosso do Sul, Rondônia e no Distrito Federal.

A operação conta com apoio do Depen (Departamento Penitenciário Nacional). Foi descoberto plano de resgate de líderes do PCC, encarcerados nas penitenciárias federais de Brasília e Porto Velho. Conforme a investigação, a facção planejava até sequestrar autoridades dos estados para negociar a soltura de algumas lideranças do crime.

Em Mato Grosso do Sul, são cumpridos mandados em Campo Grande e Três Lagoas. Cerca de 80 policiais federais cumprem 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão.

Entre os presos que seriam beneficiados com o plano de resgate está Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, que foi transferido de Brasília para a capital de Rondônia em março deste ano. Segundo o site Metrópoles, o plano contava com uma rede de comunicação estabelecida entre advogados para transmitir tanto as cobranças dos custodiados quanto os retornos das mensagens dos criminosos envolvidos no resgate.

Os investigados aproveitavam os atendimentos e as visitas em parlatório, usando códigos para a comunicação.

Ainda segundo a investigação, quatro advogados ligados ao PCC acabaram presos. Além do provável resgate dos presos, a organização criminosa pretendia sequestrar autoridades para conseguir a soltura de criminosos, dentre outras ações.

Anjos da Guarda – A operação foi batizada de Anjos da Guarda em referência aos servidores da Segurança Pública que se esforçam e se arriscam dia e noite para proteger a sociedade de criminosos, segundo divulgou a Polícia Federal.



facebook googleplus pinterest twitter