Bataguassu-Educação
Licitação do transporte escolar é suspensa e gera críticas na Câmara
Na última sessão da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (27) a demora foi criticada pelos vereadores.
29 SET 2021
Por Cenário MS
06:18

Transporte escolar da rede municipal e estadual é de responsabilidade do município - Foto: Assessoria

Há quase dois meses da volta as aulas presenciais, ainda falta transporte escolar para os alunos da rede municipal e estadual de ensino em Bataguassu.


Prometida para estar pronta até o dia 16 de agosto, a licitação que seria realizada no dia 05 de outubro que visava atender mais de 300 alunos que necessitam do transporte escolar no município foi suspensa no dia 24 de setembro. A nova data foi marcada para dia 14 de outubro. A justificativa para suspensão seria em virtude da necessidade de adequações na Planilha de Preços e consequentemente no Edital.


A demora virou alvo de críticas por parte dos pais, já que muitos deles estão destinando valores altos para o deslocamento dos filhos a escola, e também por parte dos vereadores.


Em alguns locais, como o caso dos assentamentos Aldeia e Santa Clara, alunos da escola Professora Maria da Conceição, que dependem unicamente do transporte escolar estão sendo atendidos com a frota própria do município, mas há vários relatos de locais onde os ônibus não estão atendendo. 


Na última sessão da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (27) a demora foi criticada pelos vereadores. 


O vereador Cleyton Silva questionou o porque de tanta demora, já que um estudo feito pela Secretaria de Educação no dia 05 de julho, já detalhava todos os pontos, mas a licitação ficou para ser aberta apenas em outubro " Porque demorou três meses para fazer a licitação? E como não bastasse na última sexta-feira (24) foi suspensa a licitação do transporte escolar. Vamos achar que é normal isso? As aulas voltarem e não ter transporte escolar para os alunos? É só incompetência ou irresponsabilidade também?", perguntou o vereador.


Os vereadores Renatinho, Jaime do XV e Celson Magalhães criticaram as trocas de servidores no Setor de Licitação da prefeitura, que tem atrapalhado a conclusão da licitação do transporte escolar.


"Perderam todo tempo e tiveram que voltar do zero... o setor licitatório não anda. Essa questão tem afetado diretamente todas as pastas do município, principalmente educação. E se as aulas tivessem começado em março, como estaríamos? É um setor muito falho que hoje tem comprometido a administração. Será que agora era o momento ideal para trocar o sistema licitatório? Estava na cara que isso não iria dar certo! Agora nos 45 do segundo tempo o funcionário da educação vai cadastrar as empresas e descobre que o sistema não aceita os decimais, e ai teve que adiar a licitação por conta disso" disse o vereador Renatinho.


"Está preocupante, e vai dificultando para todas as demais secretarias, precisamos de mais agilidade para que as coisas possam acontecer", falou o vereador Jaime.


"A licitação até agora não engrenou, nós tínhamos um pessoa muita competente mais que foi embora por causa de outros funcionários", relatou o vereador Celson.


A nova licitação será realizada no dia 14 de outubro de 2021, às 08:30 horas (horário de Brasília), através do site www.comprasnet.gov.br. Maiores informações poderão ser obtidas junto à Coordenadoria de Compras e Licitações da Prefeitura, situada na Rua Dourados, 163 – Centro, no horário de atendimento ao público, ou através do telefone (67) 3541-5105 ou e-mail: licitacaobataguassums@hotmail.com




facebook googleplus pinterest twitter