Politica Internacional
Suprema Corte libera Trump para disputar presidência dos Estados Unidos
Decisão derruba inelegibilidade determinada pela Corte do Colorado, e vale para todos os estados
04 MAR 2024
Por Topmaxnews
15:48

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta segunda-feira (4), atestar que o ex-presidente Donald Trump está elegível e poderá disputar as eleições presidenciais, caso seja confirmado como favorito à indicação do Partido Republicano para a sucessão do presidente democrata Joe Biden.

A vitória jurídica de Trump ocorre no âmbito do debate que levou a Justiça do Colorado a torná-lo inelegível, porque teria violado a “cláusula insurrecional” tratada a 14ª Emenda, ao incitar seus apoiadores a atacar o Capitólio dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021.

A derrubada da decisão da Corte do Colorado valerá para todos os demais estados, e impulsiona a candidatura de Trump, um dia antes da chamada “Superterça”, em que 16 estados e territórios, inclusive o Colorado, realizarão votações da disputa pela pré-candidatura presidencial.

Tal fator jurídico mina as pequenas chances de a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, substituir Trump como nome dos republicanos no embate contra Biden. Mas ainda não livra o ex-presidente republicano de outros quatro processos criminais. Ainda assim, não haveria mais chance de Trump ficar de fora da disputa presidencial, se for indicado pelo seu partido, amanhã.




facebook googleplus pinterest twitter