Medicamento
Iniciativa Que Já Deveria Ter Sido Tomada: Hidroxicloroquina Poderá Ser Distribuída Pelo Programa Federal Farmácia Popular
A inépcia que o ministério tem mostrado até o momento é inaceitável e injustificável.
18 SET 2020
Por Crítica Nacional
06:30

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou na última quarta-feira (16/09) que o governo pode distribuir cloroquina e outros medicamentos do chamado kit covid por meio do programa federal denominado Farmácia Popular. A declaração foi dada durante  entrevista, após Pazuello tomar posse como Ministro da Saúde. O kit é formado pelos medicamentos cloroquina, ivermectina e azitromicina.

Impressiona que uma medida desta relevância não tenha sido tomada há mais tempo pelo Ministério da Saúde, e que nesse momento esteja ainda sendo ?discutida?. O Crítica Nacional vem defendendo há meses que o ministério tem a obrigação de assegurar o acesso aos medicamentos a todos os brasileiros, principalmente por haver uma ordem do Presidente da República que mandou as Forças Armadas produzi-los.

O Ministério da Saúde precisa garantir esse acesso seja fazendo valer sua autoridade institucional junto ao Sistema Único de Saúde, autoridade essa que o ministério não exerce, uma vez que o seu protocolo de atendimento precoce não é cumprido pelo SUS, seja por meio de outras iniciativas. A inépcia que o ministério tem mostrado até o momento é inaceitável e injustificável.




facebook googleplus pinterest twitter