O que a Bíblia diz
O que a Bíblia diz sobre doença? Por que há doença no mundo?
A doença é temporária; a felicidade com o Mashiach será para sempre. E, até lá, Yausha vai nos ajudar pelo caminho.
25 MAR 2020
Por Da Redação
10:15

A Bíblia diz que a doença é um dos resultados do pecado no mundo. Assim como todos vamos morrer, todos corremos o risco de ficar doentes. Mas o Eterno não nos abandona na doença. Em Cristo temos uma grande esperança: na vida eterna não haverá mais doença.

Uma das consequências do pecado é a morte (Romanos 6:23). O corpo se degrada gradualmente, até cessar a vida. A maldição que caiu sobre o mundo, por causa do pecado, significa que nessa vida enfrentamos dor e sofrimento. A doença é parte da vida.

Mas isso não significa que toda doença é castigo por algum pecado, ou sinal de falta de fé. Uma doença pode ter várias origens:

  • Física  a degradação do corpo ou o contato com algo nocivo para a saúde
  • Mental  nossos pensamentos podem afetar o funcionamento de nosso cérebro
  • Espiritual  pecados ou ataques de demônios
  • Em alguns casos, uma doença pode ser o resultado de vários fatores. Por exemplo, uma pessoa acamada com uma doença crônica pode ficar com depressão, se perder a esperança de melhorar. Essa pessoa vai precisar de ajuda psicológica, para tratar a depressão e encontrar esperança, mas também de ajuda médica para melhorar sua condição física.

O Eterno cura?

O Eterno tem todo poder! Ele pode curar qualquer doença. Durante seu ministério na terra, o Mashiach curou muitos doentes e deu esse poder aos seus discípulos (Marcos 16:17-18). Ele ainda pode curar hoje. Nada é impossível para o Eterno.

Mas também temos de lembrar que o Etermp nem sempre cura milagrosamente. Ele pode usar meios naturais para nos curar. Devemos procurar ajuda médica quando ficamos doentes. Também devemos cuidar de nossos corpos e tentar viver de maneira saudável. O corpo do cristão é templo do Espírito do Santo e merece ser tratado com respeito (1 Coríntios 6:19-20). Não é bom colocar a saúde em risco, fazendo coisas estúpidas, pensando que depois o Eterno cura.

Há ainda situações em que o Eterno não cura. Nem sempre entendemos a razão, mas o Eterno tem um plano maior. Até a doença pode ser transformada em bênção! Por exemplo, quando o apóstolo Shaul (Paulo),  ficou doente e não foi curado, ele aprendeu a confiar na graça do Eterno (1 Coríntios 12:7-9). Em outra situação, sua doença foi uma oportunidade para pregar o evangelho a quem estava tratando dele (Gálatas 4:12-14).

Esperança na doença

O Eterno não nos abandona na doença. Ficar doente é muito chato e pode ser muito doloroso, mas não estamos sozinhos! O Mashiach também sofreu aqui na terra e entende nossa dor (Hebreus 5:8-10). Ele conforta e ajuda a superar as dificuldades.

A doença não é sinal que o Eterno já não nos ama. Até mesmo grandes homens do Eterno na Bíblia ficaram doentes! Mas, em meio à dor e ao sofrimento, sabemos que o Eterno é fiel e vai nos ajudar. Nada nos pode separar do amor do Eterno, nem mesmo a pior doença (Romanos 8:38-39).

Nessa vida vamos enfrentar tempos de doença e sofrimento. Mas nossa esperança não é apenas para essa vida. Quem crê em Yausha tem a promessa da vida eterna! E no Céu não haverá mais doença, dor nem tristeza (Apocalipse 21:3-4). A doença é temporária; a felicidade com o Mashiach será para sempre. E, até lá, Yausha  vai nos ajudar pelo caminho. 

Fonte: Perguntas e Respostas à Luz da Bíblia.

Por: Fabrício Alves





facebook googleplus pinterest twitter