Prefeitura de Bataguassu-MS
Professores da rede municipal de ensino participam de formação em empreendedorismo para ensino de crianças
Por meio do programa Cidade Empreendedora, educadores do município tiveram primeiro contato com a metodologia inovadora
27 JUL 2022
Por Assessoria de Imprensa
08:54

Para despertar nos estudantes do Ensino Fundamental a capacidade de inovar e transformar ideias em algo de valor para a sociedade, a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) será aplicada na Rede Municipal de Ensino de Bataguassu. A iniciativa integra o eixo Educação do programa Cidade Empreendedora – executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura – e, por meio dela, os professores são capacitados para que o tema empreendedorismo seja trabalhado em sala de aula.

Na terça-feira, dia 27 de julho, foi realizado o primeiro passo dessa formação, quando os professores e corpo técnico participaram de uma palestra de sensibilização. De acordo com a gestora estadual do programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, o encontro veio para explicar como funciona a metodologia.

“A palestra marca o início das atividades do eixo de Educação dentro do programa Cidade Empreendedora e é muito importante, pois, por meio dessa sensibilização, apresentamos aos professores e às equipes pedagógicas das escolas como o JEPP pode ser aplicado em sala de aula. Após essa palestra, os professores serão capacitados por meio de um curso para que possam começar a aplicar a metodologia com os estudantes a partir do segundo semestre deste ano”, pontuou a gestora.

Para a secretária municipal de Educação, Regina Duarte de Barros Dovale, a implementação da metodologia na Rede Municipal de Ensino será muito importante para a formação das crianças.  “O JEPP vem ao encontro das necessidades dos nossos alunos, pois tem a capacidade de despertar esse espírito empreendedor que, muitas vezes, tem muito a ofertar, mas os pequenos não recebem estímulo. Então é de grande importância para as nossas crianças e irá possibilitar que elas desenvolvam novas habilidades como a criatividade”, expôs a secretária.

Segundo a assessora-técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Maria Aparecida da Costa, a aplicação da metodologia irá possibilitar o crescimento dos estudantes em várias esferas. “As crianças vão poder lidar na prática com o empreendedorismo, pois irão pensar na confecção dos produtos e fazer a venda, então, acredito que a metodologia irá agregar muito na vida delas, principalmente, no quesito educação financeira. São conhecimentos e experiências que eles irão levar para o resto da vida, dentro e fora da escola”, destacou Maria.

PALESTRA

Além da capacitação sobre o JEPP, também na terça-feira (27/07), os professores da Rede Municipal de Ensino participaram da palestra “Motivação e trabalho em equipe”, ministrada pelo consultor do Sebrae/MS, Diego Winner. Com a proposta de trazer uma injeção de ânimo para o corpo docente e enfatizar a relevância da integração dos profissionais, a capacitação foi realizada no período da tarde.

De acordo com as psicólogas que atuam na Secretaria Municipal de Educação de Bataguassu, Érika Corrêa e Bianca Costacurta, a palestra foi de suma importância para os professores. “Percebemos que os docentes andam desmotivados diante de várias circunstâncias e essa palestra foi relevante para que eles percebessem que não estão sozinhos e se sentissem estimulados com a profissão. A melhoria no comportamento deles se reflete na aprendizagem das crianças e no relacionamento delas com os familiares. Quanto mais motivado está um professor, mais a criança se desenvolve e os pais ficam interessados em estar inseridos no ambiente escolar”, comentaram as profissionais.

CIDADE EMPREENDEDORA

Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/.

 

Fotos Cedidas / Sebrae-MS




facebook googleplus pinterest twitter