Educação
Não passou no vestibular? Confira dicas para recuperar a motivação
Aprenda a ter ânimo para voltar a estudar e não desistir do seu sonho
19 FEV 2020
Por Agência Educa Mais Brasil
07:27

Não passar no vestibular é uma situação que não é tão simples de lidar. Além da frustração, o desânimo em recomeçar os estudos e realizar mais uma tentativa pode levar muitos estudantes a desistir no meio do caminho. Por conta disso, é importante encarar esses sentimentos para não perder a oportunidade de retomar a motivação para os estudos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem não passou no vestibular.

Encare os sentimentos 

Caso sinta necessidade, o estudante pode procurar auxílio de  psicólogo  habilitado para conseguir encarar melhor a situação. O candidato também deve lembrar-se que o resultado do vestibular não o torna pior ou melhor do que ninguém. Não se deixe ser definido (a) pelas notas alcançadas nos exames. 

Reformule as estratégias

Para alcançar um resultado diferente e conquistar a tão sonhada vaga na graduação e no curso desejado, o estudante deve refletir sobre como ocorreu a sua preparação no ano anterior e o que pode ser melhorado na nova etapa. Conhecer a si mesmo e entender as dificuldades e limitações pessoais também são fatores que interferem nesse processo de recuperação. 

Use a vantagem ao seu favor

Pense da seguinte forma: você tem a vantagem de já ter feito a prova antes, tem a experiência, conhece os problemas que podem aparecer e o formato das questões. É fundamental tomar consciência dessa vantagem e não focar apenas no resultado que não foi alcançado.

Seja em um  cursinho online  ou presencial, ou estudando sozinho, o aluno deve usar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano anterior para reformular o seu plano de estudos e ter um cronograma que reforce os seus pontos fracos e amplie os pontos fortes. 

* Agência Educa Mais Brasil




facebook googleplus pinterest twitter