Prefeitura de Três Lagoas-MS
Atendimento humanizado na REME garante melhor aprendizado dos alunos
“Confio de olhos fechados nos profissionais do CEI e tenho a certeza de que meu filho está sendo bem cuidado por todos”, disse Dandara.
28 JUL 2022
Por Diretoria de Comunicação
12:17

O primeiro dia de uma criança em uma nova escola é um misto de emoções, tanto para a criança que se vê longe dos pais pela primeira vez, quanto para os pais, que confiam em soltar a mão dos seus pequenos para desbravar o mundo.

Só quem já passou por esta situação sabe como o coração fica apertado, os olhos enchem de lágrimas e mesmo com todos estes sentimentos transbordando, é importante manter a serenidade e passar confiança para os filhos darem mais esse importante passo no desenvolvimento.

O processo de adaptação pode levar alguns dias, e a relação de confiança com a equipe que recebe as crianças nas escolas, sejam os professores, diretores ou atendentes da unidade, mantendo uma sintonia de parceiros, carinho e dedicação é essencial para que este processo seja um sucesso.

Um destes momentos foi registrado no CEI “Cida Castro” neste início do 2º semestre e aqueceu o coração da mamãe do Benjamin, Larissa Dandara Batista, que usou as suas redes sociais para compartilhar o amor que seu filho recebeu em seu primeiro dia de aula na unidade.

Dandara ficou sem palavras para descrever toda a admiração que sentiu ao ver o amor e carinho que seu filho foi recebido. Agradeceu ao diretor do CEI Cida Castro, Aroldo Silva e a toda a equipe da unidade por poder partilhar a educação do seu filho a profissionais tão qualificados e seres humanos de muita luz.

A mamãe do Benjamim ainda aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho desenvolvido por toda a equipe do CEI que além de receber as crianças muito bem, são empáticos com os pais que também estão passando por este processo de transição. “Confio de olhos fechados nos profissionais do CEI e tenho a certeza de que meu filho está sendo bem cuidado por todos”, disse Dandara.

Para o diretor da unidade, Aroldo Silva, a acolhida das crianças é um momento de troca de carinho, de transmitir confiança tanto para os pequenos quanto para os pais que vão confiar seus tesouros para a equipe do CEI.

“A orientação que sempre transmito a todos os funcionários da unidade é de tratar as crianças como se fossem seus próprios filhos, lhes dando carinho, atenção, afeto e principalmente entendendo o momento da criança, além de respeitar o seu processo de amadurecimento e de entendimento de que está em um novo ambiente, que pode ser igualmente seguro, divertido e proporcionar momentos prazerosos e de alegria”, disse.  

O diretor reforçou sobre a importância da criança e da família se sentirem acolhidas, por isso tem o costume de fazer fotos e pequenos vídeos para enviar aos pais de seus alunos, construindo assim uma relação de confiança e estreitando o laço entre família e escola.

“Algumas crianças apresentam um pouco mais de resistência para frequentar a escola, mas respeitando seus limites, entendendo o seu momento, lhes ouvindo, dando carinho, conversando e brincando, aos poucos os pequenos vão se abrindo e dando oportunidade de conhecer o novo”, enfatizou do diretor.

A Secretária de Educação e Cultura (SEMEC), Angela Brito, falou da felicidade em receber de volta às salas de aula os mais de 16 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) para o início de mais um semestre letivo. Comentou ainda que para esta recepção os gestores foram orientados a realizar um acolhimento caloroso tanto aos estudantes, quanto para as famílias.

“Houve uma ruptura na rotina das crianças e, agora, o papel dos gestores e toda a rede de ensino é reestabelecer este laço com os alunos, para que se sintam físico e emocionalmente acolhidos e, com isso, garantir que processo de ensino possa fluir da melhor forma possível”, enfatizou.

A secretária parabenizou a todos os gestores, professores, atendentes e funcionários administrativos da REME que vêm fazendo um trabalho diferenciado, acolhendo os alunos e criando condições que favorecem o aprendizado.



facebook googleplus pinterest twitter