Prefeitura de Bataguassu-MS
Saúde oferece testes rápidos caninos em prevenção a leishmaniose
É indicado ainda que seja realizada a poda de árvores regularmente mantendo o ambiente com luminosidade.
06 DEZ 2021
Por Assessoria de Imprensa
10:01

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde oferece nesta terça-feira, dia 7 de dezembro, das 8 às 12 horas (horário de Brasília), na sede da Secretaria (Avenida Porto XV de Novembro, 775), testes rápidos caninos em prevenção a leishmaniose. Os exames são gratuitos.


Para os moradores do Distrito de Nova Porto XV, os testes para os cães serão ofertados na mesma data, no período da tarde, das 14 às 17 horas (horário de Brasília), na Estratégia da Saúde da Famíla (ESF) Emiko Resende.
A ação é de rotina e visa controlar a doença no município.


A secretária municipal de Saúde, Aline Abbott, explica que os testes rápidos de leishmaniose são feitos mediante a coleta de amostras de sangue dos cães. Se positivo, um novo teste é realizado no animal para a confirmação do diagnóstico.


Aline orienta que para a prevenção do mosquito palha, vetor da leishmaniose, é importante que a população mantenha os quintais livres de matéria orgânica como folhas, fezes de animais, restos de comida, já que é nesse material acumulado que as fêmeas do inseto põem seus ovos e geram uma grande quantidade de novos mosquitos que irão transmitir a doença para pessoas e cães.


É indicado ainda que seja realizada a poda de árvores regularmente mantendo o ambiente com luminosidade.


Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu




facebook googleplus pinterest twitter