Brasilândia-MS
Criança picada por escorpião melhora e pais agradecem as orações em favor da filha
De acordo com o papai André sua filhinha melhorou e seu quadro de saúde é considerado estável pela equipe médica
21 JAN 2020
Por Hoje Mais
08:01

De acordo com o papai André, sua filhinha melhorou, e seu quadro é considerável estável pela equipe médica. Ele informou ainda que sua filhinha está consciente e se recuperando bem.

Conversamos com os pais da garotinha Maria Clara, de apenas 4 anos, moradora de Brasilândia e graças a Deus as notícias são boas.

De acordo com o papai André,  sua filhinha melhorou e seu quadro é considerável estável pela equipe médica. Ele informou ainda que sua filhinha está consciente e se recuperando bem.

Ela brincava sob uma mesa quando foi picada pela espécie tityus serrulatus, conhecida como "escorpião amarelo". O susto foi enorme na hora em que a filha do casal  foi picada pelo animal.  A angústia imediatamente se fez presente, mas a fé dos pais da menina se manteve inabalável, e mesmo tendo a impressão que se tratava  de uma situação grave eles tinham certeza que Maria Clara ficaria bem.

?Hoje minha filha está fazendo tratamento do coração porque o veneno do escorpião amarelo  é muito forte e atingiu as fibras do seu coraçãozinho, mas ela está bem e  melhorando a cada dia. Nós, somos gratos a Deus pelo milagre,  aos médicos e a chuva de orações que vieram dos familiares, amigos e de pessoas  que não conhecemos que pediram a Deus  que restabelecesse a saúde de nossa filha" disse o pai de Maria Clara.

O caso:

A criança foi picada por um escorpião no dia 17 de janeiro pela espécie mais venenosa,  do Tityus serrulatus ou escorpião amarelo na cidade de Brasilândia. Ela foi encaminhada  para Hospital Regional em Campo Grande, em estado grave. Hoje, Maria Clara está internada no CTI (Centro de Terapia Intensiva) pediátrico  da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores Públicos) e não corre risco de morte.

O verão é a estação em que a incidência de escorpiões aumenta consideravelmente.  O tempo quente e chuvoso, é ideal para o aparecimento do animal peçonhento ,que gosta de se abrigar em locais escuros, como lixo, entulhos e dentro de bueiros.

Especialista em toxicologia, o médico Sandro Benites, do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox), explicou o que fazer caso ocorra a picada de escorpião. ?Imediatamente se encaminhar para a unidade de saúde mais próxima. Não esperar os sintomas. Se for criança, a emergência é maior ainda?, enfatiza.

A orientação é que, em caso de acidente, a pessoa vá imediatamente até uma unidade de saúde, onde será medicada e ficará em observação para controlar uma possível reação alérgica ao veneno do animal.

Caso seja possível, também é orientado tentar colocar o animal em um recipiente com álcool, evitando contato e novo acidente, e levá-lo ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para que seja identificado a espécie do animal e definida quais medidas devem ser tomadas para a extinção do artrópode na residência.

Outra recomendação é manter sempre o quintal limpo. Folhas acumuladas, restos de materiais de construções que estão guardados sem utilidade, garrafas e outros inservíveis  itens que permanecem reservados, mas que não têm mais uso  são abrigos perfeitos para os animais, deixar fechados os ralos de banheiro, pias e tanques, locais por onde os bichos podem surgir.

Latas de lixos e caixas de gordura mal fechadas também, já que nesses locais existem restos de comidas que atraem insetos que são alimentos aos escorpiões.




facebook googleplus pinterest twitter